sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cada vez mais gays na televisão!

A revista "Entertainment Weekly" chegou às bancas norte-americanas nesta sexta-feira tendo na capa os meninos gays de Glee, Kurt (Chris Colfer) e Blaime (Darren Criss). A matéria afirma que praticamente todos os seriados de sucesso na TV americana possuem personagens homossexuais em destaque e, especialmente, que são esses seriados e programas que ganham boas críticas e prêmios atualmente. Tem mais: personagem gay é bom de audiência. Para confirmar a teoria, a revista fala sobre Glee (campeão de audiência e de prêmios, vide o Globo de Ouro), True Blood (outro campeoníssimo nos dois termômetros), e mais Modern Family, entre outros menos conhecidos no Brasil.

O lado bom disso tudo é que a “tendência” apontada pela revista norte-americana não vale apenas para os Estados Unidos. No Brasil está acontecendo o mesmo. Veja o horário mais nobre da maior rede de TV brasileira: das 19h às 23h é uma profusão de gays em todos os programas. Em "Ti Ti Ti", novela de Maria Adelaide Amaral que ocupa a faixa das 19h, o personagem Julinho (André Arteche) é um cabeleireiro gay muito bem aceito pela audiência da novela e bem avaliado, inclusive pelo público gay. Ele vai ganhar um novo namorado nos próximos capítulos, Thales, um surfista herdeiro que ainda está no armário. A relação deles será confusa, cheia de idas e vindas (segundo a autora) e vai movimentar a reta final da trama.

Depois vem "Insensato Coração", a primeira novela nacional a contar com um núcleo gay. Roni, personagem de Leonardo Miggiorin, um gay promoter, está roubando a cena. Outros cinco personagens entrarão no núcleo nos próximos três meses _além de um homofóbico e da mãe de um dos gays, interpretada por Louise Cardoso, que dará voz as direitos civis desta população dentro da novela, e fora dela, já que novela, como se sabe, é grande formadora de opinião no país. Logo em seguida aparece o Big Brother Brasil em que há gay assumido, lésbica e uma transexual que já deixou o programa. E ainda tem o jornalismo da emissora, que anda cobrindo como nunca (e de forma bastante simpática), casos recentes de homofobia e ganhos na luta pelos direitos civis da comunidade. 

Para a Entertainment Weekly, a invasão de personagens gays na TV tem um motivo muito simples: trata-se de uma novidade nas tramas e o público está curtindo, os anunciantes também. Aqui não é diferente. Veja o BBB11 em que se não tiver mais gay em alguma edição não vai mais ter graça nenhuma.


Chris Colfer e Darren Criss estampam a capa da 'Entertainment Weekly'. Foto: Divulgação

  Foto: Reprodução

Adoro personagens gays, é um fato nossa existência, então deve ser um fato nossa representação na mídia até porque esta está bem sem graça ultimamente. Outro fato importantíssimo da tv americana estar com tantos personagens gays é que muitos países ainda são bem mais conservadores e como o produto americano se difunde pelo mundo espalha também a aceitação. E é real, todas as séries de sucesso dos ultimos anos tem gays! Uhuuuuuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário