quinta-feira, 24 de março de 2011

Elizabeth Taylor: o mundo perde uma diva!

FONTE: MIXBRASIL

Elizabeth Rosemond "Liz" Taylor, Dama do Império Britânico, nasceu em Londres no dia 27 de fevereiro de 1932 e morreu ontem,dia 24 de março de 2011.

A atriz estava internada há dois meses no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles.Sofria de uma grave insuficiência cardíaca.Em 2009 ,tinha sido operada ao coração.

Era filha de Francis Lenn Taylor, dono de galeria de arte e Sarah Viola Taylor, atriz que atuava com nome de Sarah Sothern,ambos americanos do Kansas que residiam na Inglaterra.


Considerada uma das maiores atrizes da idade de ouro de Hollywood é a sétima na lista das mulheres que se tornaram Lendas do Cinema,segundo o American Film Institute.
Com dupla nacionalidade,inglesa de nascimento e cidadã americana pelos pais,renunciou à segunda, em 1965.

Quando morreu o grande amigo Rock Hudson- que precisou viver no armário porque era galã em Hollywood, os lindos olhos violeta se tornaram força de mobilização entre a comunidade do show business internacional, arrecadando fundos para pesquisas sobre a prevenção e cura da Aids.

Depois, ativista pioneira,criou sua própria fundação a ETAF-Elizabeth Taylor Aids Foundation, que arrecadou cerca de cem milhões de dólares,até agora, que foram destinados a essas pesquisas.

Em 2006,com a parceria da rede de lojas Macy’s-enviou uma van (usando o jogo de palavras "Care Van"-van para cuidar)com mesas cirúrgicas,equipamento de raio X e mais uma considerável soma em dinheiro para assitir os portadores de HIV e Aids desabrigados do furacão Katrina,em Nova Orléans.

E com a vivência adquirida em cinquenta filmes durante quase setenta anos de Hollywood,(foi estrelinha adolescente de filmes da MGM),dois Oscars,sete casamentos, quatro filhos,netos ,bisnetos,muitas dezenas de cirurgias e saúde precária,tendo voltado da experiência de quase morte várias vezes e seguidora da Cabala, Liz Taylor apoiou outro grande amigo, Michael Jackson quando este foi acusado de seduzir e molestar menores. Foi uma das pucas pessoas de fora da família que esteve presente no funeral privado do astro.

Apaixonada por jóias e proprietária dos maiores diamantes jamais lapidados, tornou-se designer, lançando sua própria grife.

Deixa uma pinacoteca de dar inveja aos melhores museus e linha de perfumes que alcança cifras incríveis de vendas.

Mesmo em cadeira de rodas empurrada pelo último namorado, o afro-americano Jason Winters, costumava comparecer a eventos beneficentes.



Liz soube se retirar do cinema na hora certa mas sua presença sempre causava grande impacto.




É uma grande perda, mas um dia todos iremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário