quinta-feira, 23 de junho de 2011

Casamento gay coletivo no Rio tem 43 casais!

FONTE: MIX BRASIL

600 convidados, entre familiares e amigos de noivos e noivas homossexuais, assistiram na tarde desta quarta-feira, 22, na sede do Programa Rio sem Homofobia, no Rio de Janeiro, a primeira cerimônia de união estável coletiva do Brasil. 43 casais foram unidos. A iniciativa foi do governo do Estado do Rio. O desembargador Siro Darlan comandou a cerimônia. Ele chamou os casais um a um. A trilha sonora contou com "Emoções" (na abertura, cantada pela travesti Jane di Castro), de Roberto Carlos, e terminou com "New York, New York", de Sinatra. Com cerca de duas horas de duração, o auditório da secretaria estadual de Direitos Humanos, no sétimo andar do prédio da Central do Brasil, centro do Rio, viu suas 400 cadeiras se encherem rapidamente de familiares dos casais. 200 pessoas precisaram assistir à cerimônia em pé.

A cerimônia foi bem simples, mas não faltaram lágrimas dos noivos e dos familiares. Os casais assinavam o livro de registro de união estável, davam um singelo beijo e ganhavam taças de champanhe. Um dos casais era formado por Leo Mendes e Odilio Torres, ambos de Goiânia, que tiveram sua união anulada por um juiz de sua cidade. A decisão do juiz, que é evangélico, foi derrubada posteriormente pela desembargadora do Estado, mas mesmo assim o casal quis ir ao Rio registrar mais uma vez sua união.

Todos os casais se inscreveram para a cerimônia pelo site do governo do Rio a custo zero. A gente tem as fotos da cerimônia que durou cerca de duas horas.



Ai que lindo, prescisamos de mais atitudes como essas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário