O governador de Nova York, Andrew Cuomo, sancionou na última sexta-feira, 24, a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado, que se torna o sexto e mais populoso dos norte-americanos a aceitar a união. A proposta foi aprovada pelo Senado por 33 votos a favor e 29 contra.
"Essa votação hoje mandará uma mensagem a todo o país. Esse é o caminho a seguir, a hora para fazer é agora, e é possível, não é mais um sonho ou uma aspiração. Creio que vocês verão uma rápida evolução," declarou o governador. A lei entra em vigor em 30 dias e todo mundo vai poder casar.
A lei permite o casamento civil e as instituições religiosas de Nova York já pronunciaram que não vão realizar as uniões. "Sempre tratamos os nossos irmãos e irmãs homossexuais com respeito, dignidade e amor. Mas afirmamos veementemente que o casamento é a união de um homem e uma mulher," disse a Conferência Católica do Estado em comunicado.
Além de NY, permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo os Estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e o Distrito de Colúmbia. Já a união estável é aceita em New Jersey, Illinois e no Havaí.
Governador de NY na parada gay dos gringos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário