sexta-feira, 3 de junho de 2011

Adoção gay é um caso a parte segundo especialista!

FONTE: MIX BRASIL

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou a união de pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis heterossexuais já surtiu efeitos, servindo como base para julgamento proferido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) que concedeu a casal homoafetivo o direito de adotar uma criança.

A alegação mais recorrente para a negativa de adoção em casos análogos é a de que a adoção pode ser deferida a uma pessoa solteira e também a um casal, pressupondo-se, no entanto, que um casal é formado por um homem e uma mulher, conforme previsto em nossa legislação.

Essa alegação, agora, caiu por terra.

Com a decisão proferida em maio deste ano pelo STF, o casal homossexual também pode ser visto como formador de uma entidade familiar. Ou seja, duas pessoas do mesmo sexo, unidas de forma estável, formam um casal, o que deixa subentendido que também têm o direito de adotar uma criança que viverá no lar formado por eles.

No entanto, analisando-se o que se dá em outros países, fica evidente que a adoção é sempre um direito analisado a parte dos demais direitos concedidos aos casais homossexuais. De um lado estão todos os direitos concedidos em decorrência da união estável e do casamento permitidos por lei em diversos países. De outro lado está o direito à adoção por esses casais.

Na Espanha, Holanda, Bélgica, Suécia, por exemplo, é possível o casamento e a adoção. Já em Portugal é possível o casamento, mas os casais são impedidos de adotar. Em outros países o casamento não é permitido, mas admite-se a união estável e a adoção. Exemplo disso é a Dinamarca, acompanhada da Finlândia, Groenlândia e outros.

A união estável e o casamento proporcionam ao casal o acesso a uma série de direitos, no entanto o direito à adoção é analisado isoladamente. E isso que se dá em diversos países do mundo deve se repetir no Brasil.

Nosso país ainda não tem em sua legislação a previsão da união estável ou do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O que o segmento LGBT tem, após a decisão do STF, é a garantia de que um relacionamento homoafetivo será visto como uma união estável perante o Poder Judiciário, caso seus direitos venham a ser perante ele discutidos. O fato de não haver uma lei permitindo a união homoafetiva e muito menos o casamento em nosso país é mais um motivo para que o direito à adoção seja um ponto a ser discutido em apartado, como ocorre em outros vários pontos do mundo.

A adoção foi concedida pelo TJ-MG com base em vários elementos e de forma bastante criteriosa, mas a decisão do STF por certo teve grande influência. A maior vitória, no entanto, foi da criança que ganhou o direito de viver em família, direito esse que lhe foi negado ao nascer por ter sido abandonada por sua mãe que não tinha meios para sustentá-la.

* Sylvia Maria Mendonça do Amaral é especialista em Direito Homoafetivo, Família e Sucessões, sócia do escritório Mendonça do Amaral Advocacia e autora dos livros "Histórias de Amor num País sem Leis" e "Manual Prático dos Direitos de Homossexuais e Transexuais - sylvia@smma.adv.br




Gente, por mais que seja difícil, essa imagem ai em cima que eu achei já me toco o coração, aaaa sonhos sonhos!

3 comentários:

  1. Olá, achei um artigo de Jane Justina Maschio (pós-graduanda em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina) sobre o mesmo assunto. O texto é antigo (de 2001), mas fornece - já naquela época - argumentos interessantes a favor de adoção por casais homossexuais.

    O link do artigo:
    http://jus.uol.com.br/revista/texto/2764/a-adocao-por-casais-homossexuais

    Um abraço!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Nós lgbbt sabemos que tem muitos gays enrustidos,enculbados que não tem coragem de se assumirem seus sentimentos de medo da homofobia, somos discriminados pelos não assumidos no meio da sociedade brasileira.Eu conhoço muitos assim como o wendrec jorge mendes da morini 3 bh , o carlos cirilo da silva , outros.Eu fico muito com raiva de homofobicos fazerem ruindades contra gays eu fico furioso com esses tipo de pessoas intolerântes , homofobicas e picicopatas

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho tatuagens com as sigras da parada gay tatuada na sinura , outra no braço direito , eu já tomei ormônios feminio para eu modificar meu corpo mas eu agora parei com isso mas eu me sinto da mesma forma de antes não mudei em nada minha opnião do que eu sou ma eu tenho um imagem de homem , eu não gosto de ter essa imagem eu sofro muto por eu se muito afeminado .Eu alxandre moreira sou uma encubada transexual que só espero por um milagre em minha vida de conseguir meus obijetivos por mais que mutos não irão gostar quem tem de gostar sou eu , me sentir bem comigo mesmo(a).

    ResponderExcluir