sábado, 30 de abril de 2011

Insensato Coração dá como certo criminalização da homofobia!

FONTE: A CAPA

No capítulo que foi ao ar nesta segunda-feira (25), a novela "Insensato Coração" abordou a criminalização da homofobia de forma objetiva e amigável.


Na cena, o jornalista homofóbico Kleber Damasceno (Cássio Gabus Mendes) lê o jornal onde trabalhava e lamenta a questão de que tinha em mãos o furo a respeito da prisão do banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri), mas por estar desempregado e fora do jornal não pode fazer nada.


É neste momento que o seu irmão, Gabino Damasceno (Guilherme Piva), diz a Kleber que ele não está mais no jornal porque "fez por onde" para ser demitido. Em seguida, sua ex-mulher, Daisy Damasceno (Isabela Garcia), reforça a opinião do cunhado e diz que Garcia, ex-patrão de Kleber, gostava muito dele e que o segurou por muito tempo.


É neste momento que Kleber se exalta e diz que o ex-chefe não gostava do seu trabalho e lamenta o fato de que tinha de receber ordens de "uma pessoa mais jovem e ainda por cima boiola". Ao perceber o comentário homofóbico e a cara de reprovação de sua filha, Olivia Damasceno (Polliana Aleixo), o jornalista se cala e pede desculpa.


A filha de Kleber pede para o pai relaxar e diz já saber de toda a história que ocasionou a sua demissão. "Relaxa pai, já sei de toda a história. O editor era gay e daí? Olha só pai, é melhor você tomar cuidado porque tá rolando uma lei. A homofobia vai virar crime! Daqui a pouco é você que vai parar no jornal algemado", alerta Olivia, que recebe o apoio da mãe.


Na sequência, Kleber diz ainda não se conformar e começa a debochar dizendo que vai ter que virar metrossexual para conseguir um emprego novo. Com essa cena e diálogo, a novela "Insensato Coração" marca mais um ponto no quesito diversidade sexual e apoio à causa. Além de ser a primeira novela, exibida às 21h, faixa nobre da emissora, a conter um núcleo gay, o folhetim avança ao abraçar de forma aliada a questão da criminalização da homofobia.


Assista à cena a seguir.


Sei que já faz quase uma semana que foi pro ar, mas como não acompanho fielmente a novela fico sabendo meio atrasado, enfim, o importante é ficar sabendo correto!


Merchandising puro e na cara como sempre essas coisas na minha opinião não ficam muito naturais em novela, contudo a maioria do povo que carece de análise crítica não deve perceber e a mensagem realmente foi passado de uma maneira bem legal, só espero que a certeza com que a menina falo realmente se torne real. Outra coisa que me deixa feliz nessa novela é que vários outros países transmitem as novelas platinadas, inclusive na super preconceituosa África em paíse que inclusive também falam português como Moçambique e Angola onde ainda é proibido ser gay! Portanto a cultura do respeito e aceitação é amplamente difundida, mas o beijo.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário