segunda-feira, 9 de maio de 2011

Matinais da Globo dão enfase nos (agora reconhecidos) direitos gays!

FONTE: A CAPA

Os meios de comunicação, dominados por pautas heterossexuais, ainda reverberam de forma positiva o fato de que na última quinta-feira (5) o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade a união estável para casais homoafetivos.

Já na sexta-feira (6), os principais jornais impressos do país - "O Globo", "Estadão" e "Folha de São Paulo" -, deram como chamada principal a aprovação das uniões estáveis homoafetivas. Nos dias seguintes, portais e impressos fizeram inúmeras matérias sobre o que mudaria com a decisao do tribunal.

Nesta segunda-feira (9), dois dos principais programas matinais da televisão aberta, "Bom dia Brasil" e "Mais Você", abordaram a questão da união entre casais do mesmo sexo.

No primeiro programa, foi entrevistado o advogado Marcelo Almeida, que falou a respeito do que muda e o que não muda na sociedade com a aprovação da união homoafetiva. Para Almeida, o que muda é que a "sociedade brasileira fica mais democrática" e que casais que já fazem parte da realidade brasileira passam a ter os seus direitos reconhecidos.

O advogado explica ainda como os casais devem proceder para comprovar que são um casal de fato e afirma que a "família não vai acabar, mas sim se adaptar".

Para assistir ao programa, clique
aqui.
Mais VocêAinda nesta manhã, outro programa que abordou a questão, só que de maneira mais aprofundada, foi o "Mais Você", que é apresentado por Ana Maria Braga. Na reportagem, que ocupou 24 minutos da edição, Braga primeiramente comentou a aprovação do STF e disse que casais gays têm agora "direitos e deveres".

Na primeira parte da reportagem, o entrevistado é o estilista e coordenador municipal de políticas LGBT da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson, que está casado com o arquiteto André Piva há 16 anos. Carlos comemora a decisão do Supremo e ressalta o fato de ter sido por unanimidade.

No segundo momento da reportagem, a equipe de Ana Maria Braga entrevista Marcelo Sampaio e Eduardo Indig. O casal tem um filho que, apesar de carregar o nome de ambos, não tem a paternidade dupla no RG e na certidão de nascimento.

Em um terceiro momento da reportagem, o programa entrevista um advogado que tira dúvidas sobre as diferenças entre união estável e casamento, e explica sobre direitos que os casais gays conquistaram com a decisão do STF.

Para assistir ao programa na íntegra, clique
aqui.








Que pena que de  manhã ou estou na facu ou estou dormindo, mas vale a pena ver pela net mesmo que detone a vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário