terça-feira, 31 de maio de 2011

Jean Wyllys lança campanha pela união civil gay!

FONTE: A CAPA

Durante a realização do VIII Seminário LGBT em Brasília no último dia 17, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) causou grande frisson, pois, além de ser o coordenador das mesas de debate, aproveitou o momento para lançar campanha em prol da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que propõe o casamento civil para gays.

Na entrevista exclusiva que você confere a seguir, Wyllys fala da diferença entre casamento civil e união estável e rebate a tese de que aprovar a PEC seja mais difícil. Para o parlamentar, "há um clima favorável" para a aprovação da proposta.

Ainda sobre o casamento civil para homossexuais, o deputado revela que está articulando uma campanha nacional em prol da união gay. Wyllys conta que será nos moldes da campanha da "Ficha Limpa" e que pretende convidar artistas para apoiarem o tema.

De acordo com o deputado, a ideia é criar um clima onde fique difícil e até constrangedor para o Congresso Nacional legislar de forma contrária à união gay.
Com a decisão do STF fica mais fácil aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do casamento igualitário?Eu acredito que sim. Há quem diga que isso não vai acontecer, argumentam que uma PEC é mais difícil. Mas acho que há um clima (favorável). A decisão do STF pautou a sociedade e levou o debate para as mesas dos bares, foi para as redes sociais, para os cafezinhos das empresas e cada vez mais as pessoas têm entendido que se trata do casamento civil.

Por quê?
Ainda há nichos de resistência porque há uma confusão - e o jornal O Globo mostrou isso -, que os parlamentares ainda confundem o casamento civil com o religioso. Há uma resistência ao nome "casamento", só que não há outro nome, a Constituição não aponta outro nome. Existem duas relações conjugais: a união estável e o casamento civil. A união estável pode ser convertida em casamento civil e este dá direitos que a união estável não dá.
Por exemplo? Há pouca diferença entre a união estável e casamento civil. Mas, por exemplo, no casamento você pode escolher o regime de comunhão, se é por separação e tal, na união estável você não escolhe. O casamento dá o status de divorciado, coisa que a união estável não dá, então, o que as pessoas precisam compreender é o direito, e cada vez mais as pessoas estão compreendendo. Por conta disso acredito que vai haver uma pressão popular e o Congresso vai acabar aprovando. E nós estamos articulando uma campanha para isso, onde queremos convidar artistas, nos moldes do Ficha Limpa. Queremos fazer com que a sociedade abrace esta causa e que o Congresso se sinta na obrigação de aprovar.
Como você recebeu a pesquisa do jornal O Globo, onde mais da metade dos parlamentares declararam apoio às pautas LGBT? Sim, e entre os temas o casamento foi o que a maioria dos parlamentares disse que não votaria. Declararam que votariam na união estável, metade votaria pela adoção de crianças, a maioria é a favor da criminalização da homofobia. Acredito que a maioria declarou que não votaria pelo casamento civil por conta da confusão que os deputados fazem entre casamento religioso e civil. Se os deputados se pautassem mais, conhecessem melhor a Constituição Federal e o que diz o artigo 226, se eles participassem mais do debate, acredito que mais deputados iriam aderir.

"Vamos lançar uma campanha nacional pela união civil gay", diz Jean Wyllys

Nós te amamos Jean!

Nenhum comentário:

Postar um comentário